Pages

23 de julho de 2012

Você quer um amigo amigável (J.C. Ryle)


J.C.Ryle

sermão “Você quer um Amigo”, ponto II, em breve a ser lançado na integra nesse site

II. Você quer um amigo em ações? Tal amigo é O Senhor Jesus Cristo.
 A verdadeira extensão da amizade de um homem pode ser medida por suas ações. Não me fale do que ele diz, e sente, e deseja. Não me fale de suas palavras e letras. Antes, me fale daquilo que ele faz. “Amigável é aquele que amigavelmente age”.
Leitor, as ações do Senhor Jesus Cristo para com o homem são a grande prova de Seu sentimento amigável em relação a ele. Nunca houve tais atos de bondade e autonegação como aqueles que Ele realizou em nosso favor. Ele não nos amou somente em palavras, mas em ação.
Foi por nós que Ele tomou sobre Si nossa natureza, nasceu de uma mulher. Ele, que era totalmente Deus, e igual ao Pai, colocou de lado por um breve tempo a Sua Glória e tomou sobre Si carne e osso como os nossos. O Todo-Poderoso Criador de todas as coisas se tornou um pequeno bebê como qualquer um de nós, e experimentou todas as nossas corpóreas fraquezas e enfermidades, exceto o pecado...
“… sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.” (2 Coríntios 8:9).

Por nós Ele viveu trinta e três anos neste mundo mau, desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores, que sabe o que é padecer. Mesmo sendo Rei dos reis, Ele não tinha onde reclinar Sua cabeça. Embora Ele fosse Senhor dos senhores, Ele esteve frequentemente cansado, e faminto, e com sede, e pobre. “Ele tomou sobre Si a forma de servo, e humilhou-Se.” (Filipenses 3:7,8).
 Por nós Ele sofreu a mais dolorosa de todas as mortes, mesmo a morte de cruz. Embora inocente e sem culpa Ele Se permitiu ser condenado, e achado culpado. Ele, que era o Príncipe da Vida, foi levado como um cordeiro ao matadouro e derramou Sua alma na morte. Ele “morreu por nós”. (1 Tessalonicenses 5:10).
Era Ele obrigado a fazer isso? Oh! Não! Ele poderia ter convocado ao Seu auxílio mais que doze legiões de anjos e dispersado Seus inimigos com uma mera palavra. Ele sofreu voluntariamente e por Sua própria livre vontade, fez expiação por nossos pecados.
Ele sabia que nada a não ser o sacrifício de Seu corpo e sangue poderia jamais fazer paz entre homem pecador e um Deus Santo. Ele derramou Sua vida para pagar o preço de nossa redenção. Ele morreu para que nós pudéssemos viver. Ele sofreu para que nós pudéssemos reinar. Ele carregou a vergonha para que pudéssemos receber glória. “Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus;” 
“Aquele que não conheceu pecado, Ele o fez pecado por nós; para que, nEle, fôssemos feitos justiça de Deus.” (1 Pedro 3:18; 2 Coríntios 5:21).
Leitor, tal amizade como esta ultrapassa o entendimento humano. De amigos que morreriam por aqueles que os amam, podemos ter ouvido casos assim algumas vezes. Mas quem pode encontrar um homem que daria sua vida por aqueles que o odeiam? Porém, isto foi o que Jesus fez por nós. “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8).
Pergunte a todas as tribos na humanidade de uma ponta à outra do mundo e em lugar algum você encontrará uma ação dessas. Jamais houve alguém tão elevado e que tenha descido tão baixo quanto Jesus, o Filho de Deus. Ninguém jamais deu prova tão cara de Sua amizade. Ninguém jamais pagou tanto, e suportou tanto para fazer o bem a outros.
Jamais houve tal amigo em ações como Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário